Há poucas semanas, surgiram os primeiros rumores de que a Toyota estaria se preparando para dar uma guinada em seu plano estratégico de eletrificação. E agora, fontes internas da montadora japonesa confirmaram que a empresa realmente fará mudanças drásticas já no curto prazo.
Segundo uma reportagem da Reuters, o novo plano estratégico será executado até o início de 2026 e já está sendo comunicado aos fornecedores, para que possam se preparar para a mudança.
Em termos práticos, a Toyota quer acelerar sua transição energética, tentando recuperar o tempo perdido, onde deixou os carros elétricos em segundo plano e reduzindo a distância que a separa de grandes montadoras de veículos totalmente elétricos, como BYD e Tesla.
Para se tornar competitiva no segmento de modelos zero emissão, a gigante japonesa está promovendo uma revisão em suas tecnologias de eletrificação, trabalhando para aprimorar os motores elétricos e componentes relacionados ao powertrain desses veículos.
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Essas mudanças provocarão atrasos no lançamento de veículos elétricos que já estavam no cronograma. Entre eles, podemos incluir os sucessores dos SUVs elétricos Toyota bZ4X e Lexus RZ. Além disso, o desenvolvimento de projetos como o Compact Cruiser, prévia de um SUV compacto totalmente elétrico, também foi suspenso.
E aqui estamos falando de algo bem radical: o responsável pelo grupo de trabalho do novo plano estratégico, Shigeki Terashi, considera até mesmo abandonar a arquitetura e-TNGA, uma plataforma 'multi-energia' que serviria de base para os próximos modelos de zero emissão da marca, em favor de uma plataforma dedicada para veículos elétricos.
Toyota bZ4X, o primeiro SUV elétrico da montadora japonesa
A meta anterior da empresa era vender 3,5 milhões de carros elétricos por ano em 2030, um terço do seu volume total. Mas dado o rápido avanço da eletrificação, os executivos da montadora perceberam que a participação dos elétricos poderia ir muito além dos 50% nesse tempo.
Tecnicamente falando, a Toyota considera adotar um powertrain elétrico mais avançado da Aisin. Também poderia adotar inversores baseados em carboneto de silício da Denso, o que ajudaria a melhorar o sistema de recarga.
Na linha de montagem, se fala no uso de grandes peças fundidas para reduzir custos de produção, a exemplo do que a Tesla faz com o Model Y e sua Giga Press, a inovadora prensa gigante que confere vantagens competitivas à montadora de Elon Musk.
Em outra frente, a Toyota é uma das montadoras que mais investem no desenvolvimento de baterias com eletrólitos sólidos. Essa tecnologia ainda não está disponível em larga escala, mas é extremamente promissora no médio e longo prazo e pode ajudar a marca a virar o jogo e recuperar o tempo perdido com a demora em apostar nos carros elétricos.
Fonte: Reuters
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